[Resenha] Todo Dia - David Levithan




ATENÇÃO - ALERTA VERMELHO: Você pode acabar se apaixonando. 

Título: Todo Dia
Autores: David Levithan
Páginas: 280
Ano: 2013
Editora: Galera Record
Classificação: 5/5 + 10000 (rs)
Sinopse: Neste novo romance, David Levithan leva a criatividade a outro patamar. Seu protagonista, A, acorda todo dia em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.



Imagine, acordar todo dia em um corpo diferente. Quase inimaginável né? Pois é nesse universo que o meu mais novo queridinho David Levithan nos leva em Todo Dia. (Clique em Leia Mais para o resto da resenha)




Todo Dia conta a história de "A", não possui gênero, nem mesmo um corpo. Ele (uso ele porque foi esse o pronome usado no Brasil e eu imagino ele como homem rs) acorda em um corpo diferente todos os dias desde que nasceu.

"Todo dia sou uma pessoa diferente. Eu sou eu, sei que sou, mas também sou outra pessoa. 
Sempre foi assim."


Só que no dia 5.994/6 tudo muda. Ele percebe que se apaixonou pela Rhiannon namorada de um dos corpos que ele acorda. E é ai que começa a confusão interior de A.  É assim que ele começa a pensar em sim, tentar ter uma vida normal, um amor, amigos...  Ele sabe que esse amor é impossível, pois acorda em corpos diferentes, mas mesmo assim, tenta insistir na sua felicidade.
"Tudo o que tenho é o amanhã."
Ele começa a tentar desenvolver um apego com Rhiannon, sem contar quem ele é na verdade. Dia após dia ele vai encontrando formas de ir encontrar seu amor, mesmo que esteja á 4/5 horas de distância dela, até que um dia ele se vê encrencado por um dos corpos que habitou, Nathan. Ele arruma uma grande confusão por achar que foi possuído pelo demônio. 

OBS: o dia 6.015 é mais extraodinário de todos.

E se eu contar mais dou spoiler. Mas, sério, essa foi com certeza o melhor livro de 2013 pra mim e fico grata de ter "encerrado" tendo lido ele. O autor quis colocar como pauta no livro o fato de que devemos amar o interior mas não o exterior de alguém, isso cria esperança em nós na leitura. Porém ao longo do livro nós percebemos que no caso de A isso é impossível, mas mesmo assim queremos que ele seja feliz e ficamos na torcida. 

O livro é narrado pelo próprio A, a escrita do autor é M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, uma leitura que te prende do começo ao fim. Tive que segurar a leitura, não queria que o livro acabasse mas queria saber o que ia acontecer.  Os outros personagens da história, os corpos que A habita são tão cativantes quanto ele, alguns você acaba odiando por certas atitudes, em outros, você sente a dor que o personagem sente e assim até o fim. 
Não consegui escolher uma só quote favorita, o livro tá cheio de marcações porque são muitas reflexões feitas pelo personagem que você também para pra pensar junto com ele. O livro é forte, com emoções que te fazem chorar e rir, você entra na dança da vida de A.

"A bondade tem a ver com quem você é, enquanto a gentileza tem a ver com o modo como quer ser visto."

"É como se, ao amar alguém, essa pessoa se tornasse sua razão. E talvez seja o inverso; talvez eu tenha me apaixonado por ela porque preciso de uma razão."

Fico impressionado com pessoas que sabem que algo está errado mas ainda insistem em ignorar, como se isso, de alguma forma, fizesse com que os problemas desaparecessem."

7 comentários:

  1. Oiiiii charááááááááá :)
    Amei de paixão o seu blog , tudo nele é muito bem feito e uma graça !
    Amei a resenha . O que fazer agora ? Correr para a livraria e comprar "todo dia" haha :)
    Já estou te seguindo haha
    bj bj
    cupcakederendas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Estou seguindo você também, espero que volte pras outras postagens :3

      Excluir
  2. Oi, Ana!
    Ameeei a resenha.
    Estou muito curiosa pra ler esse livro. Todo mundo fala tão bem que me dá muita vontade de ler. Já tenho ele em casa e estou considerando seriamente passá-lo na frente na fila. haha
    Já curti sua página e segui o blog, querida. (:
    Beijos,
    Livro de Unicórnios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passe na frente sim! Ele tem uma leitura super rápida e é uma história linda *-* Seguindo de volta

      Excluir
  3. OMG! Vai para lista de desejados agora mesmo! Acredita que eu já tinha visto esse livro, mas não tinha me interessado em saber mais sobre ele? Eu querooo! Adorei o blog viu! Vou ficar acompanhando! bjs!

    saracavalcantes2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Só vejo resenhas positivas desse livro, ainda não,mas estou curiosa. Sua resenha ficou muito boa, fiquei mais atiçada para ler.

    Beijos
    <a href="http://livrosecafelatte.blogspot.com.br”>Livros e Café</a>

    ResponderExcluir
  5. Ahhhhhhh *-* eu comecei a ler ontem. Eu estou amandoooo o livro, é maravilhoso. E realmente a leitura é muito rápida, e envolvente também! haha
    Adorei o blog, super fofo. Estou retribuindo a visita/curtida/seguindo ♥
    Beijinhos
    www.depoisdevoar.com

    ResponderExcluir